sábado, 26 de maio de 2012

Pedra Aguda - Bom Jardim

Nos ultimos 6 anos praticamente não tenho escalado, porém nunca abandonei totalmente as montanhas sempre fazendo boas caminhadas, sendo assim resolvi que em 2012 iria aproveitar para conhecer o máximo possível de lugares que eu nunca tenha ido, principalmente subir novas montanhas, cumes que eu nunca tenha alcançado antes, seja por trilha ou seja escalando. Uma das montanhas que sempre estiveram em minha lista de desejos foi a Pedra Aguda, esta montanha fica no município de Bom Jardim e a localidade mais próxima é o distrito de Santo Antonio que esta há 10 km de São Pedro da Serra que pertence a Nova Friburgo. A estrada que liga as duas localidades é de terra, mas em um estado de conservação razoável, não há grandes problemas para trafegar pela mesma.


Pedra Aguda vista do Refúgio da Pedra Aguda.

Alguns anos atrás estive pela primeira vez na Pedra Aguda junto com um amigo de algumas escaladas José Renato, escalador das antigas de Nova Friburgo e que vez ou outra me acompanha em alguma aventura. Nesta oportunidade tentamos escalar a Via Quati a primeira via conquistada nesta pedra, mas depois de subir quase 300 metros e já próximos ao cume fomos obrigados a repelar por causa da chuva que se aproximava, ainda nos molhamos um pouco, mas sem grandes problemas.

Então, em mais um feriado aproveitei para voltar a Pedra Aguda com a família, curtir a piscina no Refúgio Pedra Aguda, as cachoeiras e claro subir a montanha pela trilha. O tempo não estava colaborando muito, havia chovido quase todas as noites desta semana e tudo estava bem encharcado. No sábado enquanto tomava o café da manha combinei com o Jorge, um niteroiense, que vez por outra passa uma temporada no Refúgio, de subirmos a montanha. Acabei o café da manhã arrumei a mochila, colocando 2 baudriers, mosquetões e uma corda, partimos rumo ao topo. A trilha esta muito definida, apenas em alguns poucos trechos tem algum tronco ou galho caído sobre ela. Depois de pouco mais de uma hora de caminhada chegamos ao ponto onde tem um cabo de aço para auxiliar na subida, com a pedra totalmente molhada estava muito escorregadia, então subi e dei segurança para o Jorge que não tem experiencias em escalada. Passamos tranquilamente pelo lance do cabo e continuamos rumo ao cume, onde em mais 15 minutos atingimos o ponto mais alto da montanha. Um belo visual da região apesar das nuvens escuras que circundavam a montanha. Tiramos várias fotos, fizemos um lanche e partimos para a descida. Optamos em rapelar e não descer pelo cabo de aço, pois, como dito antes a rocha estava muito escorregadia.




(Esq.) Guiando a parte do cabo de aço que devido a chuva estava muito escorregadia.
(Dir) 07/04/2012 - Já no cume da Pedra Aguda, um belo visual da região.




(Esq) 07/04/2012 - André Rodrigues no cume da Pedra Aguda.
(Dir) Jorge Faria fazendo seu primeiro rapel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário