sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pedra do Frade (ES)


Escalando no Espírito Santo






Sempre viajei a este estado vizinho ao RJ, mas tirando duas subidas ao Morro do Cruzeiro que fica na praia do canto em Vitória, nunca havia subido nenhuma montanha neste estado, porém, muitas montanhas do Espiríto Santo sempre me chamaram atenção creio que a principal delas é o conjunto do Frade e da Freira, montanhas que podem ser vistas da BR-101. Outra montanha que sempre tive grande interesse em subir era o Monte Aghá, principal simbolo da cidade de Piúma. Vale lembrar que as duas montanhas estão dentro dos limites do município de Itapemirim, isto foi uma surpresa para mim, pois, achava que o Frade e Freira pertenciam a Cachoeiro de Itapemirim e o Monte Aghá a Piúma. Finalmente depois de quase 20 anos esperando uma oportunidade para subir estas montanhas parti rumo a Piúma em uma viagem familiar.







(Esq) Pedras do Frade e da Freira vistos do início da escalaminhada.
(Dir) André Rodrigues no início da escalaminhada




(Esq) André Rodrigues no artificial fixo que leva a parte final da escalada.
(Dir) Lance final para chegar no cume da Pedra do Frade.



Piúma esta localizado na parte sul do Espiríto Santo é um pequeno município capixaba que esta há poucas horas de viagem da divisa com o estado do Rio de Janeiro. Com o tempo feio e ameaças de chuvas deixei a família no hotel e parti rumo ao Pico do Frade. Entre Piúma e a estrada que sobe rumo a base da montanha  é cerca de uma hora de viagem. Tive grandes dificuldades para encontrar esse caminho que leva até a base da montanha, depois de algumas informações consegui finalmente encontrar a estrada que leva aos Chalés do Frade uma pousada bem estruturada que fica aos pés do Pico do Frade. Deixei o carro no início da trilha e depois de 5 minutos de caminhada já estava na parte da escalaminhada. Coloquei a sapatilha, vesti o Baudrier e mesmo sozinho preparei a corda para fazer auto-segurança. A escalaminhada não é tão fácil quanto eu já havia lido em alguns sites e blogs, achei alguns lances mais dificeis do que descritos nestes locais, mesmo estando quase 6 anos sem escalar acho que ainda sei diferenciar um lance de 1º a um lance de 3º grau. Pelo menos um lance da subida considero ser de 3º grau e sugiro que sempre seja usado corda para a subida que é bem exposta e uma queda pode resultar em lesões bem graves ou até mesmo fatais. Aos poucos e sem pressa fui subindo lance a lance. Em cerca de 45 minutos cheguei ao final da primeira parte da escalada (costão), deste ponto chega-se a base de uma grande pedra que pode ser considerada a cabeça do Frade. Então começei a rodear a pedra tentando achar um local para subida, segui rodeando pelo lado esquerdo, logo em frente a Pedra da Freira encontrei um artificial fixo com cerca de 6 metros de altura, retirei o restante dos equipos da mochila e como no restante da escalada subi em auto-segurança. Depois de 1 hora e 20 minutos desde ter saído do carro finalmente consegui escalar esta bela montanha capixaba que durante muitos anos havia me encantado. O dia estava nublado, com jeito de chuva, mas ainda sim foi uma escalada tranquila. Do cume pude observar diversas outras montanhas, mas com certeza a que se destaca é o Pico do Itabira, imponente montanha capixaba.


Pedra da Freira vista do cume do Frade, apesar de ser mais
baixa seu acesso com certeza é mais dificil

 

22/04/2012 - Auto-retrato no cume da Pedra do Frade


 



(Esq) Pedra do Frade visto da Pousada Chalés do Frade (Dir), a pousada oferece
estrutura aos visitantes, um bom local para passear em família.



Ainda do cume pude ver que existe uma escada com degraus de ferro para se chegar ao cume da Pedra que forma a cabeça do Frade, bastava eu ter ido a direita no final do costão que teria chegado a esta escada. Depois de um tempo no cume, algumas fotos e uma lanche, comecei o rapel que foi bem tranquilo. Na descida parei na pousada Chalés do Frade onde conversei com o Ener, que me disse que em conjunto com o orgão ambiental do Espiríto Santo esta estabelecendo algumas regras para uso da montanha para evitar a depredação e principalmente o acesso de pessoas sem conhecimentos técnicos na parte do costão da montanha. Bebi um delicioso suco de tangerina que me foi oferecido por sua mãe, agradeci a hospitalidade e retornei para Piúma.

Altitude da Pedra do Frade de Itapemirim: 683 metros

Equipamento para escalada: Corda 50 metros, 4 costuras, fitas, mosquetões e estribo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário