sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pedra da Caixa de Fósforos

Recentemente começei a Scanear todas as minhas fotos antigas de escaladas e uma das que mais me chamou atenção foi da minha primeira escalada a Pedra da Caixa de Fósforos, esta peculiar montanha situada no município de Teresópolis, mas, com acesso mais fácil por Nova Friburgo. Bem voltarei a falar de acesso mais tarde, agora quero relatar a minha primeira escalada a Caixa de Fósforos.

Esta escalada ocorreu em 17 novembro de 1990, nesta época estavamos começando a escalar e não tinhamos praticamente nenhum equipamento. Usavamos uma corda "Bacalhau" (do tipo de amarrar carga em caminhões), tinhamos alguns mosquetões e fitas, um Baudrier caseiro feito com cintos de segurança e costurados no sapateiro de nossa confiança (nem tanta confiança assim... rs), nada de bota de escalada ou outro equipamento moderno.

Já havia mais de uma ano que eu havia começado a subir montanhas e mesmo com poucos equipamentos e ainda aprendendo a viver nas alturas, este primeiro ano no esporte me rendeu grandes aventuras. Nesta época eu participava do Centro Excursionista Friburguense "CEF"  e no feriado marcamos um acampamento nos Três Picos. Apesar de ter estado várias vezes neste local ainda não havia subido nenhuma das montanhas da região, então neste final de semana eu estava acompanhado entre outros de Eloir Perdigão (que era apenas excursionista) e Leandro Gama Baltazar "Japão" que havia entrado pouco tempo antes para o CEF, Japão tinha muita vontade e muito entusiamos e graças a ele resolvemos partir rumo a Caixa de Fósforos para tentarmos a escalada. No dia 16 de novembro de 1990 depois de pouco mais de 2 horas de caminhada chegamos a base da escalada, um artificial com grampos muito antigos e depois de muito preparo começei a guiar a escalada, pouco a pouco ia subindo de grampo em grampo, sinceramente com muito medo, pois, apesar da escalada ser pequena logo que se começa você já esta muito alto, mais de 300 metros pra baixo. Então depois de alguns minutos cheguei a um ponto critico na época, vários parafusos onde era preciso passar um cordelete e se pendurar, os parafusos provavelmente eram de 5/16", alguns tinham uma chapeleta que de tão finas pareciam mais uma tampa de lata de leite em pó. Apesar de todo incentivo neste dia eu desisti da escalada, não subi, o medo falou mais alto.

16/11/1990 - André Rodrigues em sua primeira
tentativa de subir a Caixa de Fósforos


Voltamos para o acampamento e passei a noite pensando na escalada não realizada. Acho que a noite de reflexão foi o suficiente para que no dia seguinte eu retornasse a montanha e conseguisse atingir o cume. Então no dia 17 de novembro de 1990 eu chegava pela primeira vez ao cume desta montanha ainda pouco conhecida pela galera friburguense na época.

No carnaval de 1991 eu e Japão voltamos a Caixa de Fósforos, mas desta vez acompanhado de vários escaladores friburguenses e mais uma vez repetimos a escalada. Nesta época ainda havia um cruzeiro provavelmente deixado no cume da montanha pelos seus conquistadores na Década de 40.



(Esq) André Rodrigues, Glauber, Erick e Japão em Março de 1991


Como chegar a Pedra da Caixa de Fósforos:

Estando em Nova Friburgo pegue a RJ-130 em direção a Teresópolis, chegando ao CEASA pegue a estrada com destino a São Lourenço. Procure pelo IBELGA, pegue a estrada que vai em direção aos Três Picos, são cerca de 7km até a fazenda que fica na base das montanhas. Deste ponto continue subindo em direção ao Vale dos Deuses onde existe atualmente o camping do Parque Estadual dos Três Picos, continue pelo Vale dos Deuses em direção ao Vale dos Frades, a sua direita estará o Cabeça de Dragão e a sua esquerda a Pedra do Capacete. Você chegará a um mirante da Caixa de Fósforos, a trilha deste ponto ficará mais fechada e seguirá quase que reto na direção da Pedra.


Pedra da Caixa de Fósforos vista do Mirante no Vale dos Deuses.
Neste ponto a trilha fica mais fechada.


Equipamento necessário para escalada:

10 costuras, fitas tubulares, estribos e corda de 50m

Vale lembrar que hoje praticamente todos os grampos e parafusos antigos já foram substituídos por grampos mais novos.



Um comentário: