quinta-feira, 6 de junho de 2013

Uma marreta que cai!


VIA UPÁ LÁ LPA

UMA MARRETA QUE CAI!


Mais de 23 anos se passaram desde minha primeira escalada a Pedra do Cão Sentado e hoje quando olho para trás vejo quantas vezes contei com a sorte, vejo quantas vezes o perigo esteve bem próximo de se tornar um grave acidente e até mesmo um acidente fatal. Uma das vezes em que tenho certeza que tudo poderia ter dado muito errado, foi em uma das investidas que participei durante a conquista da Via Upá Lá Lá na Pedra da Catarina Mãe, neste dia estávamos em 3, além de mim, a dupla Joel Novo e Leandro Gama “Japão”. Está via já estava começada havia algum tempo e a cada nova investida se mostrava mais desafiadora. Depois de retomada a conquista pela dupla Joel e Japão está era a segunda vez que eles estavam investindo na via, chegamos ao ultimo grampo do primeiro artificial da via, Joel saiu para conquistar o lance seguinte enquanto eu e Japão ficamos no grampo de parada. Joel havia subido com o equipamento de conquista, entre eles uma marreta com 1 kg, após costurar 2 grampos no segundo artificial, ele começou a furar para fixar um novo grampo,  alguns minutos se passaram até que escutamos um grito: “Marretaaaaa”, instintivamente nos protegemos, eu sem olhar para cima apenas protegi minha cabeça com os braços e em menos de 3 segundos após o grito de Joel sinto uma forte pancada em meu ombro esquerdo, sorte ou azar,  depende muito do ponto de vista. Nesta época ainda não usávamos capacetes, então se a marreta tivesse passado 20 cm mais a direita e eu não tivesse sido atingido eu diria que tive muito azar, mas se ela tivesse passado 20 cm mais a esquerda e acertado minha cabeça eu diria que tive sorte, muita sorte em ter sido atingido apenas no ombro, o que me custou muita dor nos dias seguintes. Na hora resolvemos rappelar, o que também não foi tão fácil sem conseguir mexer um dos braços. Pensando hoje fico imaginando o que teria acontecido se ao invés de me proteger eu tivesse olhado para cima para ver o que acontecia, provavelmente está marreta teria acertado em cheio meu rosto. Felizmente não houve sequelas, apenas um grande susto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário